6 de abril de 2017

Minha experiência com a Straßenbahn de Plauen

Estou desde o dia 11 de fevereiro em Plauen. Ando de bonde o tempo todo, mas somente no dia 27 de março apareceu um fiscal atrás dos Schwarzfahrer, como são chamados os passageiros que viajam sem ter um tíquete válido.


No dia em que teve controle de passagens no Straßenbahn, confesso que levei um susto. Alguém encostou em mim, o que é um acontecimento raro entre desconhecidos aqui. 

Logo pensei que poderia ser algum pedinte, mas aí me liguei que estava em Plauen e que por aqui são raros os pedintes no bonde. Mas aí o senhor, na faixa dos 60 anos, fixou seus olhos em mim e disse com cara de poucos amigos: "Ihr' Fahrkarte bitte!" 


Arregalei meus olhos e o primeiro pensamento foi "Putz, e agora?! Será que estou com meu Monatskarte na carteira?".  Eu estava perplexa, pois até então acreditava que esses controladores não existiam por aqui. Então ouvi a voz seca novamente: "Fahrschein bitte! " Achei e mostrei. Fiquei aliviada quando seus olhos não estavam mais sobre mim. 


No final sentou um outro senhor do meu lado, 120 quilos, 2 metros de altura, perfumadíssimo. Três estações depois, o senhor ao meu lado e o controlador de passagens desceram juntos. Estavam animados, afinal, imagino eu, que essa caça aos Schwarzfahrer deve ser bem tensa! E percebi que eles andam discretamente em duplas.

Outro dia teve fiscalização de novo e eu senti o clima esquentar dentro do bonde. Tanto que tiveram que solicitar em alto e agressivo tom, que dois homens se retirassem do bonde para continuar a resolução do problema do lado de fora sem impedir a viagem dos outros.

Também já vi uma moça sendo pega, mas essa, por distração, não percebeu que seu cartão estava vencido. Na hora assinou um papel com uma multa de 60 Euros.

No meu ponto de vista, uma estupidez andar sem pagar. As linhas são boas e o passe mensal custa apenas 31,16 Euros ao mês.

A população de Plauen e a própria empresa vangloriam-se do serviço que é prestado pelos bondes. Ou você já chegou a encontrar um vídeo tão bem feito como esse que acabo de colocar aqui? E sabe o que pode ser melhor ainda? Ter uma parada na porta da sua casa! Uma vantagem para quem briga constantemente com o seu próprio relógio! 





Postar um comentário